O que é investimento?
- dinoagro
- Dec 26, 2024
- 2 min read

Quando temos dinheiro podemos tomar a decisão de investir em diversas frentes. Um investidor pode aplicar seu dinheiro na bolsa de valores, por exemplo, e deixar o dinheiro render e ter seu recebíveis mensalmente. Essa é a forma mais tradicional de investir e com pouco trabalho.
Com a ascensão do empreendedorismo no Brasil e no mundo, notou-se que investir em pequenos negócios com dinheiro e com conhecimento e habilidades também pode ser uma maneira de ter retorno futuro. Pessoas ou empresas que praticam esse tipo de modalidade de investimento chamamos de INVESTIDOR ANJO.
Mas o que o investidor anjo faz? O investidor anjo é aquele que vai aplicar além do dinheiro, ele vai dedicar o tempo dele (ou da equipe) para que o negócio prospere, cresça, aumente o faturamento e consequentemente torne a empresa mais valiosa. Normalmente quando um investidor anjo entra na empresa ele inicia os trabalhos aplicando:
· Planejamento estratégico
· Planejamento financeiro
· Planejamento de marketing
Esses três pilares levam a empresa e o empreendedor a um outro cenário, um cenário de crescimento, um mapa, um caminho para crescer. Por isso é importante entender que o investimento não é uma transferência bancária, não é um PIX para resolver os problemas da empresa. Ele até pode ser destinado a isto, desde que esteja mapeado dentro do planejamento e que haja retorno no futuro.
Na contabilidade entende-se que INVESTIMENTO está atrelado a qualquer GASTO que seja destinado para produção de RECEITA (faturamento/entrada de dinheiro), ou seja, investir é aplicar dinheiro para gerar mais dinheiro. Mas existem técnicas para isso, essas técnicas aplicadas ao planejamento podem gerar grandes resultados.
Assim como na bolsa de valores, o valor investido precisa ter resultado. Por isso o investidor negocia com o empreendedor um % (percentual) da empresa em troca do conhecimento que ele irá aplicar + o dinheiro que será investido para essa aplicação de estratégia de crescimento.
Essa parte de negociação da troca, ou seja, do % da empresa a ser dado em troca de conhecimento e dinheiro, é feita após análise de DILIGÊNCIA (abaixo explicaremos melhor) e muitas conversas entre as partes.
Após esse processo é feita uma oferta do INVESTIDOR ao EMPREENDEDOR, se aceita, é documentada em contrato com todas as cláusulas que foram negociadas nas conversas e reuniões.
O importante saber é que INVESTIMENTO, principalmente investidor anjo, é uma modalidade de captação de recursos (dinheiro) para alavancar a empresa em troca de participação no seu negócio, ou seja, o investidor pode se tornar seu sócio no futuro. Até então, ele é apenas um investidor.
A diferença de um INVESTIDOR para um EMPRESTIMO BANCÁRIO é simples, vejamos:
No banco você recebe o recurso (dinheiro) e utiliza e precisa devolver com juros.
No investimento você recebe o recurso (dinheiro) com estratégia e plano para gerar mais dinheiro e devolve com % na sua empresa.